Como Aumentar o Faturamento do seu Pet shop sem Investir?
GUIA COMPLETO: Como Aumentar o Faturamento do seu Pet Shop sem Investir?
Ter um negócio próprio não é fácil. Mesmo alguns setores estando sempre entre os que mais crescem, para a quase totalidade das empresas, o trabalho é constante. E, parte desse trabalho para aumentar o negócio inclui investir nele, porém muitos donos de pet shop não possuem dinheiro em caixa o suficiente para tais investimentos.
Entretanto, o dinheiro tende a aparecer com maior facilidade depois de o seu negócio crescer. Dessa forma, para manter o seu pet shop aberto e faturando, você vai precisar encontrar formas de aumentar o faturamento do seu negócio sem investir (ou investindo o mínimo possível). Por isso, fique com a gente enquanto mostramos como você aumenta o faturamento do seu pet shop sem investir.
Por Redação Propet Store
Publicado em: 01/07/2020
Pet shop com Banho e Tosa
Felizmente, estamos vivendo tempos em que, apenas um serviço bom não basta. Ele precisa ter um diferencial. Isso é bom para o consumidor, que tem acesso a um serviço de maior qualidade e, no caso, ao dono de pet shop, que vê o seu trabalho bem-feito sendo reconhecido. Você deve evitar ser um Petshop que não se inova e tem os seus serviços procurados, unicamente, pelo preço.
A curto prazo, isso pode parecer uma vantagem se for uma estratégia bem planejada para ser colocar no mercado e conseguir uma carteira de clientes. Entretanto, caso você decida não se destacar de seus concorrentes, os seus clientes, quando tiverem mais condições de cuidar de seus pets, vão preferir levá-los a seus concorrentes que ofereçam diferenciais na hora do banho e tosa. Com o tempo, você vai precisar trabalhar cada vez mais, para manter-se.
E quais maneiras de se inovar seriam essas? Bom, vamos mostrar algumas.
Banho e Tosa a Domicílio ou Banho e Tosa Móvel
Nosso dia a dia é sempre corrido. O cotidiano de seus clientes (ou melhor, dos tutores deles) também é. Assim, fica, por vezes, muito complicado para eles levarem os animais ao pet shop.
Por isso, muitos pet shops estão investindo em banho e tosa a domicílio. Esse pode se mostrar um diferencial fantástico para o seu negócio. Além de aumentar o seu faturamento, porque vai conquistar os clientes que, normalmente, não vão ao pet shop, ele apresenta outras vantagens.
A principal é a possibilidade de cobrar um pouco mais caro, por você ter que deslocar a si e ao seu equipamento. Mas a principal é a comodidade para os tutores e para os pets, que ficam muito mais confortáveis em um ambiente conhecido.
O investimento total, se você vai começar do zero, pode parecer um pouco grande. Mas adaptar seus equipamentos tradicionais de pet shop, para o banho e tosa em domicílio, inicialmente, pode não representar grandes gastos.
Além disso, muitos clientes hoje realizam as buscas na internet como pet shop perto de mim, ou simplesmente, pet shop mais próximo, afim de encontrar uma melhor solução e sendo um petshop móvel com serviços a domicilio você poderá atender também a esta demanda.
Pet shop 24 horas
Hoje a rotina de muitas pessoas faz com que se busque novas alternativas para compras, inclusive as de horários. Pessoas com rotina de trabalho, faculdade, entre outros afazeres, buscam cada vez mais a comodidade da compra no momento em que lhes convém, e ter uma loja 24 horas sempre será um diferencial grande para atender este publico crescente. Muitas vezes os serviços de clínica são os com mais procura para atendimento 24 horas, mas agregar produtos para venda como rações e outros pode ajudar o seu cliente a encontra-lo.
Pet shop online
Não é preciso aqui dizer o quanto a venda através da internet já é representativa no faturamento do varejo brasileiro para que se entenda a importância de ser ter uma loja online do seu pet shop ou, no mínimo, um bom site da sua loja com todas as informações de serviços e produtos que você oferece. Isso facilita para que os clientes te encontrem em uma busca rápida, que pode incluir a localização, serviço, ou qualquer busca que seu potencial cliente faça como pet shop próximo, por exemplo.
Ofereça Vantagens no seu Banho e Tosa
Uma das melhores formas de você aumentar os seus faturamentos é fidelizando os seus clientes. Para isso, você precisa, mostrar a eles que, além de dar importância ao banho e tosa, você ainda oferece diferenciais. Assim, eles sempre vão considerar o seu pet shop, em relação aos concorrentes.
Um atendimento de qualidade deixou de ser diferencial e passou a ser obrigação. Outros tipos de vantagens podem incluir brindes e cartões fidelidade, que podem ser revertidos em serviços adicionais ou descontos.
Parcerias com fornecedores de produtos, enfeites ou alimentação para os pets também podem se reverter em descontos e vantagens para os tutores dos seus clientes de quatro patas. Afinal, são eles quem pagam e, por isso, precisam ser agradados também.
Confira uma lista de possibilidades rápidas para oferecer como vantagens:
- Tosa Higiênica inclusa no banho
- Escovação de dentes
- A cada 4 banhos seu cliente pode ganhar uma Hidratação de pelos
- Fechar pacotes de Banhos mensais e ganhar um desconto exclusivo
- Limpeza de Ouvido do pet
Preze Pelo Bem-Estar e Conforto dos Seus Clientes de 4 Patas
Mesmo quando falamos de banho e tosa em domicílio, muitos animais acabam ficando desconfortáveis com o processo. Os donos acabam sentindo essa tensão e, para confiarem seus melhores amigos a você, precisam, também, sentirem-se seguros.
Essa sensação pode ser ainda mais marcante quando estamos falando de animais idosos ou de raças menores e mais delicadas. Levando em conta os cuidados especiais que eles demandam, o pet shop precisa oferecer todo o suporte para garantir a tranquilidade do pet e, por consequência, do dono.
Alguns cuidados simples podem garantir o seu sucesso nessas horas, deixando os seus clientes mais tranquilos e, por causa disso, aumentando os seus faturamentos. Veja algumas dicas:
- Sempre que possível, agende os atendimentos aos animais. Além de você poder se organizar melhor e poder atender mais, isso evita a presença de muitos animais no mesmo ambiente; o que pode deixar os pets agitados ou estressados demais.
- O agendamento também previne que os animais fiquem esperando por muito tempo. Atenda-os assim que chegarem, para evitar o estresse de uma espera longa.
- Somente use a água na temperatura certa. Além de incomodar os animais, uma água quente ou fria demais pode machucar ou causar infecções, como fungos.
- Fique atento aos produtos. Alguns produtos de baixa qualidade podem incomodar pelo cheiro ou sensação. Além, claro, de renderem menos. Use sempre produtos de qualidade e que ofereça um melhor custo beneficio.
- Além da água, você deve ficar atento para a temperatura correta dos secadores. Além de machucar, pelos queimados geram efeitos emocionais muito negativos nos animais.
- Mesmo que fiquem pouco tempo no seu estabelecimento, convém sempre oferecer algum petisco e, principalmente água para os pequenos. Afinal, eles tendem a desidratar facilmente, sob estresse.
Divulgue o seu Negócio
Não basta ter o seu pet shop aberto para que os clientes venham. Você precisa que eles saibam que você exista e isso fará aumentar o seu faturamento. Se eles não sabem onde você está, não adianta que você tenha os melhores serviços e o melhor custo-benefício. Simplesmente, não vão te encontrar.
Para isso, você precisa investir (nem que seja o seu tempo) em divulgar o seu negócio. Comece pelas redes sociais. Existem muitas maneiras gratuitas de se fazer isso. Grave vídeos do seu pet shop, falando não só dos seus produtos e serviços, mas dando dicas. Muitas pessoas não sabem quanto custa um banho e tosa ou qual é a importância do banho e tosa.
Antes de partir para a publicidade paga, também vale a pena usar soluções empresariais gratuitas, como o Google Meu Negócio, para facilitar que as pessoas te achem. O WhatsApp Business também facilita muito a sua vida e te permite ampliar seus negócios, com pet shop delivery, por exemplo.
Quando for investir em campanhas pagas, no Facebook ou Google, não precisa gastar muito. Valores como R$ 5 ou R$ 10 já podem fazer bastante diferença ao longo dos meses. Lembre-se sempre de utilizar apelos que geralmente os seus clientes estão interessados como pet shop, banho e tosa, banho e tosa a domicilio, etc.
E, claro, não se esqueça de divulgar, em suas redes sociais, as fotos de seus pets bem atendidos e depoimentos dos donos satisfeitos.
Dê Atenção aos Nichos
Todo mercado apresenta nichos. Nichos são recortes com excelente potencial, que ainda não foi explorado. Por isso mesmo, são tão vantajosos. Além de oferecer serviços diferenciados, você pode, por exemplo, investir em rações específicas e acessórios com personalização, que poucas pessoas investem, mas muitos clientes procuram.
Brinquedos também apresentam um potencial enorme. Muitos animais passam a maior parte do dia sozinhos, sem ter os tutores ou outro pet para interagir. Isso pode acarretar em diversos problemas, como tédio, ansiedade e, até depressão. Por isso, brinquedos diferenciados podem ajudar na saúde emocional dos animais.
Existem empresas que se especializaram em produzir esse tipo de soluções para pets e donos. Conversar com elas, para conseguir preços mais amigáveis, vale a pena. Caso você não queira ou não possa se arriscar, peça amostras em consignação. Assim, se você vender, paga depois. Se não vender, não perderá dinheiro.
Participe ou Organize Eventos
Eventos sempre atraem pessoas. E pessoas atraem mais pessoas ainda. Essa pode ser uma ótima oportunidade de divulgar o seu pet shop e fidelizar clientes mais relutantes.
Uma ideia barata e eficiente para eventos são as feiras de adoção de pets. Muitos dos pets são adotados (um a cada três, para ser mais exato). Um vínculo gerado no seu pet shop pode criar uma relação entre o tutor e o seu negócio também.
Esses eventos não são tão caros. Ainda mais quando você faz parceria com ONGs e pessoas que trabalham com esses animais. É interessante manter uma periodicidade mensal para esses eventos. E, para atrair mais pessoas, divulgue como você sempre divulga o seu negócio.
Divulgue nas redes sociais, convide os seus clientes já habituais, falando para convidar os amigos. Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, crie uma carteirinha de vacinação especial para aqueles que adotarem um pet no dia.
Se você tiver um programa de fidelidade, já acrescente alguns pontos para quem adotar. Se não tiver, é uma boa hora para criar. Dessa maneira, você já cria uma necessidade nesses clientes novos ou habituais de retornar ao pet shop.
Além do dia da feira, mostrar apoio à causa, de maneira natural. Divulgue fotos dos animais disponíveis para adoção, com um breve histórico do pet. Assim, além de ajudar um pet a encontrar um lar feliz, você vai criar um relacionamento mais forte com seus clientes.
E os tipos de eventos podem ser vários. Você pode, por exemplo, entrar em contato com marcas que queiram divulgar produtos novos e ceder seu espaço. Você não vai gastar nada, além do espaço e, ainda vai chamar bastante atenção.
Outra ideia é promover um dia da vacinação, oferecendo brindes ou pontos para os donos que levarem seus pets para colocar a carteirinha em dia.
Registre Seus Clientes
Já falamos aqui, algumas vezes, sobre ter um programa de fidelidade. Para isso, é necessário que você mantenha um cadastro dos seus clientes. Mesmo daqueles que só compraram uma vez. É importante que ele não seja muito invasivo, para que seu cliente não se sinta desconfortável. Nome, telefone, e-mail e o que comprou já bastam.
Esse cadastro aumenta as chances desse cliente retornar ao seu estabelecimento. As formas para fazer isso são as mais diversas. Desde uma pesquisa de satisfação por e-mail ou WhatsApp, até promoções e vantagens, como o já citado programa de fidelidade. Você pode aproveitar e oferecer produtos relacionados ao que ele comprou da outra vez.
Também, se você quiser investir um pouco mais de tempo nisso, elaborar uma estratégia de fornecimento de conteúdo de qualidade para seu cliente. Esse conteúdo pode incluir a importância do banho e tosa ou dicas, quase como uma forma simples de curso de banho e tosa. Isso tudo para fortalecer a relação que ele tem com a sua loja. De qualquer maneira, as oportunidades para gerar mais negócios são muitas.
Organize-se
Você precisa saber o que seus clientes mais compram no seu pet shop. Qual é o produto mais vendido? Qual poderia vender mais se mudada a forma como ele se apresenta? Qual não vale a pena ter mais em estoque?
A organização é fundamental. Mercados e outros estabelecimentos usam técnicas diversas. Uma delas é colocar os produtos mais vendidos ou de maior necessidade, nos fundos. Isso também se aplica ao seu negócio. Dessa maneira, até chegar ao produto, ele vai passar por todos os outros, aumentando, assim, as chances de levar uma ou outra coisa a mais.
Outras estratégias pedem que você coloque as mercadorias de maior valor na altura da linha dos olhos, entre 1,40 m e 1,70 m. Isso faz com que os clientes deem maior atenção a elas.
Também é importante separar os produtos por categoria, como acessórios, medicamentos, higiene e alimentação, por exemplo. Essa organização deixa o cliente mais confortável. Assim ele permanece mais tempo no pet shop e tende a comprar um pouco mais.
Como deu para ver, ideias para fazer o seu negócio crescer, sem ter que gastar rios de dinheiro, não faltam. Por isso, nós da ProPet queremos te ajudar. Além de oferecer os produtos com o melhor custo-benefício, como o Shampoo Groomer Sweet Friend de 5 L, que, depois de diluído, rende 55 L de solução, nós estamos com uma novidade que vai ajudar na sua organização financeira.
É a nossa calculadora de banho e tosa. Assim você vai saber, exatamente, qual é o custo de cada atendimento seu. Dessa maneira, você vai saber onde está gastando mais e pode economizar. Além de poder calcular uma margem de lucro que seja vantajosa tanto para você, quanto para o cliente, gerando um relacionamento benéfico para os dois e, no fim das contas uma imagem muito mais positiva da sua empresa.
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